A cidade de Iguaba Grande pode viver um marco histórico nas eleições de 2026: a possibilidade de eleger, pela primeira vez, um deputado estadual “filho da terra”.
O nome que surge nesse cenário é o do ex-prefeito Vantoil Martins, político com longa trajetória no município. Foram quatro mandatos consecutivos como vereador (2005–2019) e dois mandatos à frente da Prefeitura de Iguaba Grande (2019–2020 e 2021–2024).
Durante sua gestão, Vantoil conquistou reconhecimento por manter as contas do município aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), além de ampliar a presença da cidade em debates regionais. Por outro lado, sua administração também enfrentou investigações, como a apuração sobre suposto superfaturamento em contratos de compras públicas, ainda em análise pelo Ministério Público.
Agora, em 2026, seu nome é apontado como a principal referência de Iguaba Grande para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Caso eleito, será a primeira vez que a cidade terá um representante direto no parlamento estadual, ampliando a representatividade política da Região dos Lagos.













