A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (28), uma das principais lideranças do tráfico de drogas com atuação na Região dos Lagos. A ação faz parte da Operação Maromba, resultado de um trabalho de investigação e inteligência desenvolvido ao longo de meses.
O preso é Rodrigo Duarte Bertanha, conhecido como “Drigo”, apontado como o número dois na hierarquia do tráfico que atua no Morro da Coca-Cola, em Arraial do Cabo. Segundo a polícia, mesmo longe da região, ele mantinha influência direta sobre decisões criminosas, incluindo a organização territorial e a articulação de crimes ligados à facção criminosa Comando Vermelho.
As investigações indicam que o suspeito também estaria envolvido na atuação do chamado “tribunal do tráfico”, mecanismo utilizado para impor regras e punições dentro da facção. Drigo é irmão de outro nome apontado como principal liderança do tráfico no município.
A prisão ocorreu em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde o investigado levava uma rotina discreta. Ele foi abordado no momento em que chegava a uma academia, após monitoramento realizado pelas equipes policiais, com apoio do setor de capturas da Polícia Federal.
Contra Rodrigo Duarte Bertanha havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de associação para o tráfico de drogas, previsto no artigo 35 da Lei 11.343/06. Após ser detido, ele foi encaminhado à delegacia para cumprimento do mandado e permanece à disposição da Justiça no sistema prisional da capital.














